Guaraná Jesus

26 set

Guaraná Jesus: será que é feito de água-benta?

Antes que alguém pense que seja algum refrigerante de alguma igreja, o Guaraná Jesus pertence a Coca-Cola e é fabricado e distribuído exclusivamente no Maranhão, além de fazer muito sucesso.

Ao contrário de todos os outros guaranás que tem a cor meio caramelo (porque marrom claro vai lembrar outra coisa), o Guaraná Jesus é cor-de-rosa e doce, lembrando o sabor de cravo e canela. Será que é guaraná mesmo? rs

Um gole de história

O Guaraná Jesus foi criado pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que além de ser egocêntrico, por ironia do destino era ateu. E eu achava que o criador era um cara religioso e tal…

O refrigerante surgiu na década de 20 com uma tentativa frustrada de criar um xarope, porém o sabor agradou muito o paladar dos netos de Jesus e assim nascia o Guaraná Jesus, que ficou muito popular na capital São Luís.

Conhecido também como “sonho cor-de-rosa”, em 2001 foi vendido para a Coca-Cola os direitos sob a marca Guaraná Jesus.

Em 2008, é lançada uma campanha para renovar o visual do guaraná, com três opções de embalagem. Através de votos pela internet e SMS, a ganhadora foi a latinha inspirada em azulejos coloniais portugueses de São Luís, que na minha opinião, é a mais bonita. #mereceu

Para a Coca-cola isso foi um desafio enorme, já que a mudança poderia ser uma grande frustração para os fãs e causaria um desastre na marca.

Veja as 3 opções para escolha, um vídeo da campanha e a vencedora.

As 3 opções para nova embalagem: qual você acha que ganhou?

 

a vencedora

Para quem ficou com sede como eu, infelizmente o guaraná é encontrado somente no Maranhão, com exceções no Centro de Tradições Nordestinas no Rio de Janeiro e com certeza em alguns restaurantes nordestinos em São Paulo, fora o Mercado Livre.

E por último um fato curioso. Antes de escrever um post, sempre dou uma pesquisada antes no assunto e pasmém! Veja o resultado: Guaraná Jesus na frente do Antarctica.

E só para encerrar (juro que está acabando, é que são tantas informações legais que quero colocar todas!), algumas outras curiosidades:

  • Dizem as más linguas que o refrigerante ficou restrito no Maranhão por questão de contrato e porque seria uma grande ameaça para a própria Coca-Cola. Se fosse vendida no Brasil inteiro, seria um estrondo de sucesso!
  • Até 1998, não havia sequer feito uma propagandazinha sequer sobre a marca
  • Em São Luis, se você disser Jesus, vão se remeter primeiro o refrigerante, depois ao filho de Deus! #pasmem
  • É o único refrigerante que o senador José Sarney bebe #poevenenojunto

Esse guaraná só falta fazer milagre!

3 Respostas to “Guaraná Jesus”

  1. wellington-df 31/01/2012 às 14:09 #

    ainda bem que não mudaram o sabor!
    pago em média 7 reais o 2 litros, aqui em Brasília

  2. Pabrão 26/09/2010 às 18:08 #

    Esse refrigente hora ou outra aparece em algum lugar… um tempo atrás o Jô Soares estava fazendo a entrevista com um cara que organizava festas e eles falaram sobre o Jesus… e sobre ele ser cor-de-rosa.
    Eu já tomei ele, há muito tempo atrás quando fui pra São Luis, mas tomei em outra cidade do Maranhão, que fica antes de chegar em São Luis… isso já faz bastante tempo, naquele época eram naquelas garrafas pequenas, iguais de Coca-Cola. Na época eu lembro que eu não gostei muito, porque era muito doce, mas como faz muito tempo, não sei se hoje eu gostaria.
    Mas isso fez eu lembrar daquela viagem… bom post.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Guaraná Jesus « Bar, Bebida & Propaganda -- Topsy.com - 26/09/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Paula B. Izepom, Paula B. Izepom. Paula B. Izepom said: Guaraná Jesus: http://wp.me/p108mD-3x […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: